domingo, 27 de dezembro de 2009

Intimidade

Ao invés de fazer post e depois desfazer, como quem arranca folha de um diário, resolvi: comecei a participar do PostSecret.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Houve uma época, há muitos anos, em que a TV costumava exibir alguns filmes especialmente nas festas de fim de ano. Principalmente dois filmes. Parecia regra: era Ben-Hur no Natal - na noite do dia 24 para 25 - e, depois, E o Vento Levou no Reveillon. Eu recomendo esses filmes para ver em qualquer época.



domingo, 20 de dezembro de 2009

Apague essa ideia.

Eu não vi o filme, mas é uma campanha importante. Eu parei de fumar há 13 anos e sem ajuda. Eu me lembro que no início, quando dava vontade, eu mascava chiclete Adams, o da caixinha azul, que há anos não se fabrica mais. Eu não me lembro se era mentol ou eucalípto, mas era muito forte. A vontade de fumar foi passando e poucas semanas depois a vontade acabou.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Primeiro vêm pensamentos de vivências, depois vêm vivências de pensamentos.

Algumas constatações vêm ocorrendo atualmente. Por exemplo, vivências de estar satisfazendo um desejo constante de conhecer pessoas novas em lugares novos e fazendo coisas novas - mesmo que depois de tentar e experimentar eu descubra que algumas coisas eu não gostei. Mas para algumas coisas é melhor fazer e se arrepender, do que depois ficar imaginando como seria. E não somente em outras 'tribos' na cidade, mas também em outros lugares além dos que eu já conheci. E também descobri que viajar, seja para onde for, é mais fácil do que parece, principalmente quando se têm as informações e os contatos certos. Para mim, no momento o problema é ter tempo para isso.

Algumas lembranças, como a Final da Copa do Mundo de 2006. O Brasil já havia sido eliminado, mas a Final foi de grande expectativa para alguns membros da família por parte da minha mãe que se reuniu aqui em casa para ver a partida. Não só para gorar a França - que havia eliminado o Brasil -, mas principalmente para torcer para a seleção italiana, independente de contra quem jogasse.

Sobre uma outra constatação minha, às vezes, por mais que você goste de uma atividade e por mais que você tenha vocação e talento, algumas vezes você percebe que na prática não é tão fácil quanto se pensava. É o que eu estou vivenciando com a minha prática de edição em Audiovisual. Além de tudo, pra complicar, ainda têm prazos e urgências. Mas o melhor de tudo é perceber que estão gostando do meu trabalho e, à parte disso, eu estou gostando do meu trabalho. E quando se gosta do que faz, seja no trabalho ou como diversão, com a prática tudo vai ficando cada vez mais fácil.

A confirmação do prazer de rever a novela Vale Tudo, pela internet. Quanto mais eu assisto, mais eu gosto. É muito bom rever esta que é a melhor novela que o Gilberto Braga já escreveu. Suas estórias inteligentes, com seus personagens marcantes, além de ouvir a trilha composta por músicas como Brasil (composição por Cazuza para Gal Costa), Tá Combinado (Maria Bethânia), Isto Aqui o Que É (Caetano Veloso), Pense e Dance (Barão Vermelho), Faz Parte do Meu Show (Cazuza), Sem Destino (Léo Gandelman), Father Figure (George Michael), Paradise (Sade). De todas as músicas eu gosto em especial de Terra Dourada, do João Bosco, que faz parte da trilha sonora da novela Vale Tudo. Há tanto tempo que eu não ouvia! Relembrando e ouvindo ela agora, o som do ritmo dá até vontade de viver ainda mais e abraçar o mundo.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Um Belo Mantra Histórico

Outro dia eu vi uma de uma série de reportagens falando sobre a queda do Muro de Berlim, há exatamente 20 anos. A reportagem mostrou uma pequena parte do muro (quilométrica, mas minúscula comparada à extensão antiga) que ainda existe apenas para lembrar a história. Hoje o muro é um imenso painel de expressões artísticas que servem como mensagens.

"Mas a mensagem é o próprio muro em si, que lembra que barreiras existem para serem derrubadas."





Sintonia Musical

Alguns filmes são embalados por trilha sonora original, outros por músicas já existentes. Um exemplo deste último é Coming Home (1978).
São várias músicas que marcaram a década de 60. Não são todas as cenas que têm música. Mas o que eu sempre achei legal neste filme é que cada música foi bem escolhida para representar uma determinada cena.
Antes mesmo de eu aprender o idioma inglês, me identificando somente com o embalo da música, eu já tinha esta como a minha preferida do filme: Out of Time.


sábado, 7 de novembro de 2009

Isto é novidade:

eu me interessando em acompanhar uma novela de Manoel Carlos.
Os primeiros capítulos foram chatos, bem como as outras novelas dele. Mas depois foi ficando melhor. Vamos ver se vai manter esse nível de qualidade.
Para ser uma daquelas novelas especiais, vai ter que melhorar.

domingo, 1 de novembro de 2009

A Quadra de Tênis Mais Emocionante do Mundo.

Há anos eu ouvi falar do Hotel Burj Al Arab, em Dubai, desde a construção de sua quadra. Comece este blog há pouco tempo, e já tava na hora de eu fazer um post sobre o assunto.













Video de divulgação com duas das maiores celebridades do Tênis.




sexta-feira, 30 de outubro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Para quem gosta de Western

Revi hoje. Mais uma vez. E, claro, recomendo...






















terça-feira, 27 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Para quando eles vierem.

Hoje eu vi o novo post do blog A Bonitona Encalhada, falando sobre os nomes que escolhemos para nossos filhos (me refiro às pessoas em geral).
Eu comecei a pensar sobre isso há anos, convivendo com uma amiga minha do colégio. Lendo este post, ela vai saber que é dela que eu estou falando. A nossa amizade era bem legal. Durante o ano letivo veio a notícia de que ela estava grávida, esperando um filho para Novembro. Durante a convivência com ela, em meio a todo aquele turbilhão de mudanças físicas e psicológicas pelas quais ela estava passando, eu percebi que os meus sentimentos estavam mudando. Eu começava a vê-la, não mais como amiga, mas sim como mulher. E isso antes mesmo da barriga dela começar a crescer.
Isso foi só uma fase, e logo passou. Mas especial mesmo foi a mudança que isso provocou em mim. É maravilhoso você sentir coisas boas que você nunca havia sentido antes. Nunca vou me esquecer de como eu me senti quando eu percebi que eu queria ter um filho. Minha mãe diz que, de certa forma, eu comecei a ser pai quando a minha sobrinha nasceu, no ano seguinte. Minha sobrinha, Neyde, que é pessoa mais precoce e esperta que eu já conheci.
Bem, tudo isso para chegar ao ponto onde eu comecei a pensar em nomes para os meus filhos. Desde então fico imaginando qual deles virá primeiro, o Rafael ou a Camila. Ou, quem sabe, pensar num segundo nome para menina ou para menino.

sábado, 24 de outubro de 2009

Baby,

O tempo passa e numa ânsia louca
tenho pressa em te revelar,
que mesmo em sonhos beijo tua boca
e dia e noite só penso em te amar.

Em raios de sol vejo teus cabelos,
no céu sem nuvens o teu lindo olhar,
na madrugada sinto os apelos
do coração que quero te entregar.

Do meu jardim tu és a esperança,
que pousa mansa na flor para afagar,
tens o lirismo e ternura de criança
e a magia do azul do imenso mar.

Nos meus versos tua luz está presente,
musa eterna da minha inspiração,
mesmo distante te envolvo docemente,
no amor sincero e o calor da minha paixão.

Amo-te tanto que reprimo sentimentos,
tendo receio de meus desejos revelar,
passando noites de saudade e sofrimento
me confessando com as estrelas e o luar.


.

Eu não tenho receio de dizer: eu quero você.



A tendência é essa.

Quando Soares lançou o livro O Xangô de Baker Street, eu logo fiquei interessado em ler. Um dos motivos foi o personagem, Sherlock Holmes, que eu tanto gosto desde quando eu vi, há muitos anos, o filme O Enigma da Pirâmide, na Globo. Mesmo sendo um personagem literário fictício, geralmente a essência dele não muda. Ao ler o livro do , percebi que a leitura é fácil (ao contrário de Operação Cavalo de Tróia, que eu li depois). Alguns meses depois eu ouvi dizer que iam fazer um filme sobre o livro. Quando foi lançado, eu fui assistir no dia da estreia. Mais uma vez, uma arte levou a outra, como eu mencionei em outro post.

Eu sempre ouvi pessoas comentarem sobre filmes tirados de livros, e na maioria das vezes comentavam que o livro é melhor. Nunca dei bola para isso, porque quando eu era mais jovem eu não era muito chegado em livros. E eu sempre gostei muito mais de filmes.

Claro, eu já havia assistido a um monte de filmes de adaptações literárias, mas foi a primeira vez que eu assisti uma adaptação para cinema já conhecendo também o livro. E adivinha? Constatei que o livro é melhor que o filme. Nesse caso, devo dizer que o livro é muito melhor, a diferença é enorme. Se eu não tivesse lido o livro antes, talvez eu teria gostado do filme. Mas o fato é que eu saí do cinema realmente decepcionado.

Desde então eu estou sempre atento a filmes que eu pretendo ver e que o roteiro seja uma adaptação, como, mais recentemente, O Leitor.

Ironia: sobre Sherlock Holmes, no início do filme O Enigma da Pirâmide você recebe esta informação: "A história que se segue é original, e não baseada nos livros de Sir Arthur Conan Doyle".


E esta música que não quer parar de tocar na minha cabeça?

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Generalizar = ignorância

Tanto sobre os homens quanto sobre as mulheres.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Muito Legal



Já deu pra perceber que eu tenho opinião sobre o meu favorito em tudo. Com animação não é diferente. Antes, o meu filme de animação favorito era Bernardo e Bianca (acho que essa foi a minha opinião de favorito que mais tempo durou, cerca de 20 anos). De 2005 pra cá é Os Incríveis. Este filme revolucionou a técnica de animação, é dinâmico, excelente exemplo de aventura e divertido. Este vídeo é o início do filme, os primeiros 4 minutos.



domingo, 18 de outubro de 2009

Mais uma vez, o campeão é britânico.

Como eu já havia mencionado aqui, tanto quanto torcer, eu sei admirar a conquista de quem tem talento e merece (ou, neste caso, merece mais).

Parabéns Jenson Button. Campeão 2009 da Fórmula 1.




(A equipe Brawn.)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Belo ou Feio?

Leitura prazerosa, mas difícil.



Operação Cavalo de Tróia é uma coletanea de dossies que foram divulgados em oito livros do autor J. J. Benítez que narra uma missão da USAF onde um modulo chamado "berço" é levado ao 'passado' com o proposito de comprovar a existencia de Jesus Cristo. A missao é chamada de Operação Cavalo de Tróia e como de costume das forças militares Norte Americanas, nao sao revelados grandes detalhes dos metodos de fisica utilizados para a 'reversao', nada alem de "novos conceitos da fisica quantica vindos da Europa" é dito. Conceitos obviamente, sigilosos também.

Um major, de nome não revelado, e um piloto voltam no tempo até a época de Jesus Cristo e presenciam muitos fatos narrados na Biblia, na verdade a Biblia é tomada como referencia, uma vez que contem as datas e eventos da epoca. Fornecem, também, dados da sociedade da época: costumes, leis (principalmente as leis do judaismo), crenças (judaicas e pagãs, geografia, ambiente, etc). O major, que durante a viagem adota o nome de Jasão, é escolhido para a operação pelo seu ceticismo e imparcialidade, mas quando encontra Jesus – o Mestre – é tocado profundamente por sua mensagem e a narrativa ganha um tom delicado e humano.

Os detalhes da vida de Jesus, assim como as conversas onde Ele fala abertamente sobre sua origem divina e sobre o que é a sua missão na Terra, deixam claro que a Igreja Católica teria passado longe da mensagem original. A diferença entre os acontecimentos presenciados pelo Major e os narrados nos textos sagrados é enorme, mas compreensível. Segundo as próprias observações da personagem, os evangelistas nem sempre estavam presentes aos acontecimentos que narraram anos depois e, mesmo quando estiveram, sua formação cultural não permitia que compreendessem totalmente os acontecimentos.

Wikipedia.



Eu comprei os seis primeiros volumes juntos, de diferentes edições. Ainda fico olhando o segundo livro, com a estranha combinação de preguiça com a vontade de ler. Mas fica a minha dica de leitura do volume 1.




quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bom trabalho. Ou melhor, excelente.

Há 3 dias eu falei sobre roteiro e edição em Audiovisual. Aí eu me lembrei de alguns dos meus filmes favoritos como roteiro: Confidências à Meia-Noite (1959), Cidade de Deus, Noivo Neurótico Noiva Nervosa, Carruagens de Fogo, Traffic (2000), Butch Cassidy, Forrest Gump, Os Suspeitos (1995), Uma Mente Brilhante e tantos outros.

Em termos de montagem, me lembrei de Os Eleitos, Touro Indomável, O Auto da Compadecida, Dança com Lobos, Ben-Hur, Apollo 13, e a lista é grande. Um exemplo genial da arte de combinar imagens e áudio é o filme JFK, do diretor Oliver Stone, que fala sobre a investigação do assassinato do presidente John Kennedy. Para mim é o melhor trabalho de montagem já feito para um filme. Este trecho, por exemplo, combina imagens de reconstituição com imagens reais.

Isso eu já aprendi faz tempo.

"A felicidade não está somente no objetivo final. Está também em cada curva que nós percorremos para encontrá-lo."

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Eu Recomendo























Existem dois filmes (com estórias totalmente diferentes) chamados Armadilha do Destino. O que eu conheço é o do Roman Polanski.


sábado, 10 de outubro de 2009

Escrevendo (e Editando) a História da Minha Arte

Mal tive tempo para este post. Comecei a escrever ontem e terminei hoje, domingo à noite.

A minha paixão pelo Audiovisual é tanta que eu não me contentei apenas em ver o trabalho dos artistas e técnicos. Eu tinha que, de alguma forma, fazer parte disso.
Eu fiz o curso de Cinema Digital, que abrange todos os passos do processo: roteiro, produção, fotografia, áudio, direção e edição. Quem faz o curso tem interesse por categoria(s) específica(s), mas o curso aborda tudo. No final cada grupo faz o seu filme com duração máxima de 10 minutos.

Inicialmente, eu me identifiquei mais com as funções de direção e edição. Mas depois do curso eu acabei deixando a direção de lado. Essa arte eu continuei admirando como fã de cinema mesmo.

Por outro lado eu não conseguia me ver escrevendo roteiros, que eu não tinha esse talento. No meio do curso eu cheguei a comentar isso com um dos professores - professora, melhor dizendo. Ela duvidou na hora. Nós conversamos sobre isso. Me lembro que foi no mesmo dia em que comemoramos o aniversário de 26 anos dela.

O tempo passou, o curso acabou e, mesmo depois disso, eu não via nenhum sinal de que tinha jeito para isso. Até que um dia eu percebi o meu crescente interesse por formatação e linguagem específica de roteiro, e fiquei com vontade de colocar em prática. O resultado foi um roteiro para um curta metragem que eu escrevi chamado Surpresa. Além desse, eu escrevi outros roteiros também para curta metragem. Descobrir meu talento de contar uma estória, às vezes uma estória já conhecida, de forma articulada e criativa, além de tantos outros conhecimentos preciosos que eu aprendi na prática. Eu fiquei feliz, mas não cheguei a ficar surpreso. De alguma forma é como se tudo fizesse sentido (e fez). A professora não plantou uma semente na minha cabeça. Mas acho que ela viu a semente que já existia.
Os direitos para filmagem do meu roteiro Surpresa pertencem à Eventos PG, que trabalha com TV e vídeo. Não é um contrato de exclusividade permanente. Na época da negociação eu determinei que há um prazo razoável para concluirem as filmagens. Depois disso os direitos poderiam ser transferidos.

E é verdade: escrever exige disciplina. Atualmente estou escrevendo um roteiro para longa metragem. Não é um roteiro encomendado, estou escrevendo por pura inspiração, da mesma forma como eu escrevi os outros. Pelo que eu estou percebendo, não é uma estória simples. Serão necessárias 180 a 210 páginas, o que equivale a uma duração de 3 a 3 horas e meia. Por enquanto eu prefiro não entrar em detalhes sobre o tema.

Sobre o meu outro dom no Audiovisual, a edição sempre foi o que eu mais gosto e o que eu melhor sei fazer. Edição também é conhecida como montagem, termo que frequentemente é confundido com efeitos especiais. Montagem ou edição é a parte final do processo. Após as filmagens, você tem inúmeras tomadas. Uma tomada, ou take, compreende uma única imagem que é estabelecida entre um corte e outro da câmera. Muitos takes são repetições, aí você escolhe a melhor. Você tem que contar a estória com imagens e também com as trilhas de áudio.

Na época da pelicula de cinema, isso era feito numa mesa de edição chamada moviola. Hoje tudo é feito através do computador. Você tem muitas imagens e decide coisas como: 'esta imagem vem antes daquela? Não, é melhor ficar depois (ou o contrário). E na verdade eu preciso de apenas parte deste take'. E você também define onde exatamente cada tomada começa e termina. A forma como você combina ou recombina as imagens muda totalmente o significado da cena como um todo. Seja na película do cinema ou no digital, cada 1 segundo de take é composto por 24 frames. Uma das definições clássicas que se utiliza para se entender a arte da edição é: o escritor trabalha com a palavra, o músico trabalha com a nota, e o editor trabalha com o frame. E, como foi dito em um documentário sobre o assunto, dependendo do tipo da cena, um frame a mais ou a menos, ou dois frames a mais, realmente pode fazer a diferença entre um ótimo trabalho e um péssimo trabalho. Você edita de modo para que a estória fique da melhor forma para a compreensão do espectador, segundo o roteiro e segundo o que você quer transmitir.

Atualmente eu procuro editar qualquer tipo de trabalho Audiovisual, de cinema digital - passando por vídeo e TV - à edição de filmagem de eventos em geral. Porque na edição a arte é a mesma e o prazer é o mesmo.




terça-feira, 6 de outubro de 2009

Decoração Especial



No final da década de 80, no seu apartamento então recém comprado em Monte Carlo, Ayrton Senna disse: "Eu não compro obras de arte. Eu as conquisto".

Cada nação cria o troféu de acordo com a sua cultura. Isso significa uma grande variação de tipos de materiais, formas, estilos e cores.

No total da carreira, de 1984 a 1994, Senna venceu 41 Grandes Prêmios em 15 países.





Eric's Theme Music Upload


Estes são do Grande Prêmio da Hungria.













Tem muitos outros lindos! Mas não achei todos na internet.



Culturas diferentes também no Tênis.









Eu sempre tive esse assunto em mente. O que me inspirou a transformar em post foi a foto que eu vi no email que foi enviado pela Tênis News, o troféu que a Maria Sharapova acabou de conquistar no torneio Challenge de Tóquio. É esta primeira foto.





domingo, 4 de outubro de 2009

Fórmula Tartaruga

É como eu chamo a Stock Car.

Por isso é que eu não vejo.

Trailer na TV

Acabei de ver a propaganda. O novo filme do Quentin Tarantino estréia aqui na próxima sexta. Eu vou assistir. Será que é bom?

sábado, 3 de outubro de 2009

Eu Preciso Parar de Beber

- Coca Cola
- Suco de pêssego Vale
- Suco de goiaba Ma+s

Parar não, diminuir um pouco. Um pouquinho.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016

Copenhague, Dinamarca - Aconteceu hoje a votação para decidir qual cidade do mundo vai cediar os Jogos Olímpicos de 2016.

As cidades participantes foram: Chicago, que recebeu o número 4, Rio de Janeiro, o número 7, Tóquio, o número 8 e Madrid, o número 9. Com esses números eram feitas as votações.

A cada votação, se houvesse empate entre duas ou mais cidades mais votadas, a cidade que recebesse o menor número de votos seria eliminada, e haveria uma nova votação - e tantas que fossem necessárias - entre as cidades restantes. Se no final houvessem duas cidades restantes e a votação entre elas também desse empate, o presidente do Comitê Olímpico Internacional decidiria como proceder. Os 97 membros do conselho olímpico fizeram a votação através de um aparelho individual, das suas posições no auditório.

Das quatro cidades, desde o início as cidades do Rio de Janeiro e de Chicago eram as favoritas. Barack Obama e outras celebridades fizeram uma enorme campanha para a cidade americana. Pelé e Guga foram duas de algumas celebridades que defenderam o Rio.

Foi tudo bem rápido. Na primeira votação houve empate. Não foi dito os nomes das cidades mais votadas e nem o número de votos - que foi uma atitude correta. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, anunciou: "Houve um empate. Ainda não temos uma cidade vencedora. A cidade que recebeu o menor número de votos, e já está eliminada, é a cidade de Chicago".

Surprise, surprise! Para todo mundo. Imediatamente eu mudei da Globo News para a CNN. Em Chicago, a multidão que se aglomerava em frente a um telão estava quieta, parada, sem expressão. Todos com cara de boneco de cera. Ninguém acreditava.

Nova votação: o presidente do comitê olímpico comunicou um novo empate, e que desta vez a cidade eliminada é Tóquio.

Uma outra votação foi feita entre as cidades restantes, Rio de Janeiro e Madrid. Após a mesma, o presidente disse que já está eleita a cidade que vai cediar os Jogos Olímpicos de 2016, e que o resultado seria divulgado mais tarde.

Houve 1 hora de pausa. E aí veio o anúncio.




O que eu gritei e pulei não foi brincadeira. Coloquei meio corpo pra fora da janela daqui no meu apartamento no 6º andar, e agi como um louco total. As pessoas olharam pra cima e algumas pessoas dos escritórios em frente olharam pelas janelas.

Este é o vídeo para a campanha do Rio para os Jogos.




Este mostra os projetos para 2016.




Eventos do atletismo, natação e tênis: me aguardem.


No Clima de Jogos Olímpicos

Posto aqui um vídeo do filme que, sem dúvida, faz parte do meu Top 10 pessoal, ou até mesmo do Top 5. Carruagens de Fogo.

Em termos de trilha sonora original, eu considero este o melhor filme de todos os tempos. São músicas eletrônicas do Vangelis. A música principal é a mais conhecida, mas todas as outras ao longo do filme são igualmente espetaculares. Eu destaco as músicas da cena de abertura e também a música da cena que mostra, simultaneamente, os treinamentos dos dois atletas principais cada um num país diferente. Sensacional.

Esta é abertura do filme.



Eu particularmente não me importo de ver filme dublado. Mas para este filme especificamente eu recomendo a versão em inglês, como neste vídeo.)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Mais Um!"

Nos últimos dias eu ando bem musical, ouvindo e relembrando várias músicas que há muito tempo eu não ouvia.

O meu gosto por cada forma de arte é bem variado, eclético (pra falar difícil). Com música não é diferente.

Ouvindo essas músicas, automaticamente lembrei de outras épocas (o que eu cheguei a mencionar em outro post). Mas o objetivo foi só relembrar o prazer musical mesmo.

Sobre a próxima música, eu me dei conta de que gosto de Rock, Heavy Metal para ser mais específico, por causa dela. Esta música é bem antiga, mas só há um ano eu me identifiquei.





Uma das melhores do Legião Urbana.





Esta música, de certa forma, descreve o que é dançar em local fechado e cheio de gente.





As Melhores do A-Ha

A-Ha é uma banda norueguesa que eu acompanho há mais de 20 anos. Das músicas que eu considero as melhores, aqui estão algumas delas.


The Living Daylights

Hunting High and Low

Stay On These Roads

Take On Me

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Trilha Sonora

Há tempos eu não ouvia o CD da trilha de Missão Impossível, que eu comprei em 96, o mesmo ano do lançamento do filme. A minha música favorita do CD é esta (faixa 9).


Dreams, The Cranberries Music Upload

Uma Dupla Forte

Bem, não é novidade que a minha arte favorita é a Sétima. Eu gosto muito de falar sobre o Cinema e recomendar filmes.

Hoje eu entrei em sintonia novamente com os filmes do diretor Krzysztof Kieslowski (que também escreve seus filmes), com a atriz Irène Jacob. Ambos trabalharam em vários filmes, porém essa colaboração originou apenas dois filmes: A Dupla Vida de Veronique e A Fraternidade é Vermelha.

Krzysztof Kieslowski é conhecido, principalmente, pela sua trilogia das cores:

- A Liberdade é Azul
- A Igualdade é Branca
- A Fraternidade é Vermelha

Ela se refere aos ideais da França e às cores de sua bandeira.

Na minha opinião, A Fraternidade é Vermelha supera e muito os outros filmes, incluindo A Dupla Vida de Veronique - embora eu considere este último o melhor trabalho dela como atriz.

Eu procurei o trailer de A Dupla Vida de Veronique, mas não achei nenhum vídeo que não revelasse demais sobre o filme. Então, abaixo segue uma rápida cena do filme. A cena sozinha pode não fazer sentido, mas é bonita. Afinal, o filme é pura poesia.





A trilogia das cores




O trailer de A Fraternidade é Vermelha. Para quem não viu, pode ter certeza que o filme é muito melhor do que parece.





Krzysztof Kieslowski

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rigatoni Quattro Formaggi

Há anos eu conheço o filme Conspiração Tequila (o título original é Tequila Sunrise).
Uma citação culinária nesse filme despertou minha curiosidade. Eles poderiam ter mencionado qualquer outro tipo de prato, o que, de qualquer forma, iria "servir" ao proprósito do início da estória. Não sei porque, eu me identifiquei com esse prato.

Rigatoni Quattro Formaggi é uma pasta, com uma mistura de quatro tipos de queijos: Fontina, Taleggio, Gorgonzola e Parmigiano.

Como eu fiquei com isso gravado na mente, eu tinha resolvido pesquisar sobre isso.


Ingredientes

• 400 g de Rigatoni Grandur
• 1/2 queijo Taleggio
• 1/2 queijo bresse-bleu (gorgonzola)
• 100 g de Parmigiano (queijo parmesão) ralado
• 100 g de queijo Fontina ou tipo suiço
• 100 ml de vinho branco seco
• 200 ml de creme de leite fresco
• Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Cortar os queijos em pedaços pequenos, colocá-los numa frigideira antiaderente, adicionar o vinho branco e derreter os queijos.
Juntar o creme de leite e deixar reduzir até ficar homogêneo.
Ferver em uma panela água salgada e cozinhar o Rigatoni Grandur.
Escorrer quase totalmente a água de cocção e juntar a massa no molho de queijo pronto, misturar e servir quente.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Arrasa, Garota!

Do filme 007 contra Goldeneye.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Paixões Que Vão e Que Vêm

O meu pai, Ernani, era atleticano.
Agora só tem cruzeirense na minha família, incluindo a minha mãe.
Exceto eu, que continuo com o meu Tênis (mas quando a Seleção Brasileira joga, eu assisto às vezes).
Porém, de uns dias pra cá, eu já começo a sentir vontade de acompanhar os jogos do Atlético.
Eu encontrei este vídeo no Youtube com a música da novela A Viagem. Eu dedico o vídeo ao meu pai.



Adrenalina Pura

Eu já vinha querendo postar algo juntamente com um vídeo sobre o que é o meu filme de aventura favorito, e estava protelando. Com a morte de Patrick Swayze, decidi fazê-lo.

Ele era um ator versátil, que mostrava os seus dons em variados filmes, como Amanhecer Violento (1984), Dirty Dancing e Ghost.

Ghost talvez seja o seu maior sucesso. Mas o meu favorito é Caçadores de Emoção (Point Break), de 1991.

domingo, 13 de setembro de 2009

Percussão Criativa

Acompanho o grupo Stomp desde que vi pela primeira vez, em 1996.

Parece Que Foi Hoje

Magnum é um seriado que foi exibido de 1980 a 1988. Na época eu não assistia, não tinha interesse, apesar de eu gostar de alguns filmes com o mesmo ator, como Runaway - Fora de Controle, Três Solteirões e Um Bebê, e Adorável Sedutora.

Há vários meses o seriado retornou à TV, no TCM. Acabei percebendo que a série tem muitas coisas com as quais eu me identifico. Legal também foi perceber que é como se a série tivesse sido produzida hoje em dia, super atual. No seriado, Thomas Magnum é um investigador particular americano que atua no Havaí. Existem algumas versões de abertura que são exibidas alternadamente. Esta é uma delas.

domingo, 6 de setembro de 2009

Minissérie Maysa

Relembrei lendo uma matéria no jornal de hoje, o Estado de Minas. Das muitas minisséries que eu vi, essa é uma das melhores.










quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Bares Dançantes

Essa é minha mais nova paixão. Alguns bares. Eu queria ter descoberto isso antes. É o ambiente perfeito para encontrar pessoas animadas, empolgantes e que sabem viver, onde não existe baixo astral. Uma noite num ambiente assim te renova. E além tudo, emagrece. E como!
Quem me conhece e/ou lê o meu blog sabe que hoje eu gosto de vários estilos de músicas, varios gêneros, nacionais e internacionais, que também podem ser ouvidos nos bares dançantes. Mas, neste momento, o tipo de música que mais me inspira, é este:


A Music by Leftfield | Online recorder

Achei a outra música que eu também queria!!


Release The Dub | Online recorder

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Vez das Superpoderosas

Depois de postar uma das minhas partidas favoritas de Tênis no masculino, agora uma das minhas favoritas no feminino.
Janeiro de 2008, no Aberto da Austrália. Maria Sharapova vs Ana Ivanovic, ambas então com 20 anos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uma das Minhas Partidas Favoritas (compacto)

Os dois maiores tenistas americanos da história do tênis, que infelizmente não jogam mais: Pete sampras e Andre Agassi.

Voltei no Tempo

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cronometragem Impressionante

A Fórmula 1 é a perfeita expressão de concorrência e competitividade.
Isso não se limita apenas às corridas. Começa desde a formação das equipes (competição entre dirigentes), a fabricação dos carros (competição entre projetitas e engenheiros, fabricantes de pneus, fabricantes de combustível e fabricantes de motores), durante a corrida há os trabalhos de pit stop (concorrência entre os mecânicos para ganhar tempo ou perder menos tempo possível nas trocas de pneus e reabastecimento).
E, claro, a concorrência entre os pilotos, que competem entre eles desde os treinos classificatórios para conseguir a melhor posição no grid de largada.
Numa competição de velocidade, onde os segundos, os décimos de segundo, os centésimos de segundos e até mesmo os milésimos de segundos são tão importantes, este foi o treino classificatório mais inacreditável de todos tempos.

Simplesmente Marjorie

domingo, 23 de agosto de 2009

Crash

Ontem eu andei pensando nesse filme, que, mais do que sobre o racismo, fala sobre o ser humano de uma forma geral. Eu gostei, porque, além da qualidade do roteiro, atuações, direção e edição, me ensinou muito sobre as pessoas e sobre mim mesmo.


In The Deep Online recorder