sábado, 27 de junho de 2009

O Filme

Agosto de 1994: justo no mês do meu aniversário (dia 15), eu vi na TV um trailer de um filme que estava em cartaz no cinema. O filme era Forrest Gump. Até então eu já tinha visto vários trailers de filmes, mas aquele momento foi marcante pra mim, porque até então eu não sabia que um trailer podia atrair tanto uma pessoa. Eu fui para o cinema na primeira oportunidade que eu tive.

Ao sair do cinema, eu já estava com minha opinião formada: Forrest Gump é o meu filme favorito. Percebi então que não era o trailer que havia me atraído, mas sim o próprio filme. O filme me "seduziu" antes mesmo de eu conhecê-lo.

Alguns detalhes do filme serão revelados aqui, então eu recomendo este post, preferencialmente, para quem já o conhece, ok?

Até hoje é difícil explicar o que faz o filme ser o meu favorito. Não é uma coisa, nem são duas e ou três coisas - cada uma delas é mais abrangente do que palavras podem explicar. Mas eu vou tentar.

Uma das razões é porque Forrest Gump tem um pouco de tudo: drama, comédia, ação, romance, aventura...

Outra razão é a incrível hístória de um personagem fictício que, apesar de suas limitações, passa por vários acontecimentos históricos dos Estados Unidos, sem saber que está fazendo partes deles, e mais: influenciando diretamente nesses fatos para acontecerem exatamente como conhecemos hoje.

Tudo que Forrest faz no filme é motivado pelas três pessoas em quem ele mais confia: a sua mae, o seu amigo Bubba e a mulher que ele ama, Jenny. Seguindo os conselhos deles, Forrest - um rapaz de QI baixo - se livra de algumas de suas limitações, joga Futebol Americano, conhece pessoalmente alguns presidentes americanos, "se gradua na universidade", vai para o exército na década de 60, é condecorado, conhece celebridades de outras áreas, joga ping-pong, pesca camarão, se torna ele mesmo uma celebridade.

O percurso de sua vida começa no período na década de 50, passa pela época do nascimento do Rock, a era hippie, Nixon e o Caso Water Gate, até chegar à década de 80. Nesse trajeto, todas as pessoas que interagem com ele têm as suas vidas mudadas para melhor (ainda que alguns deles não percebam isso de imediato) e algumas vezes não se trata de uma ou duas pessoas, mas sim o povo americano.

Aliás, esse é um dos temas principais do filme: Todos nós temos um destino? Ou apenas "flutuamos" por ai? Eu considero o filme uma perfeita resposta para essa pergunta.

Esses são alguns dos motivos pelos quais Forrest Gump é para mim o melhor filme de toda a história do cinema.
















O trailer que eu vi na época foi uma propaganda da TV quando o filme estava em cartaz, não é o tipo de trailer que se acha em qualquer lugar, seja na internet ou como parte de material extra de DVD. De qualquer forma o vídeo abaixo mais ou menos resume algumas coisas que o filme tem de bom (o vídeo também revela muitas coisas da história).

3 comentários:

Eduardo Arau disse...

Eu gosto tamanhamente deste filme. e de traillers.

Leonardo Delarete Pimenta disse...

É, o filme é tão especial pra mim, que 15 anos se passaram, de lá pra cá eu conheci centenas de filmes (do meu Top 10, os outros nove eu conheci neste meio tempo - além de tantos outros que também mereciam estar na lista), e Forrest Gump continua sendo o meu filme predileto.

Anónimo disse...

Também o acho fantástico.