quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tênis



Atualmente o meu esporte favorito é o Tênis. Comecei a acompanhar na TV por acaso, em 2004. Mudando de canal, procurando algo para ver, acabei me deparando com uma mulher loira de olhos verdes, 1,88. A beleza dela, não sei explicar o que aconteceu, mas me paralizou no canal por alguns instantes. Foi durante o torneio de Wimbledon, no qual ela viria a ser campeã naquele mesmo ano.

Maria Yuryevna Sharapova, ou Maria Sharapova.






Isso foi no mês de julho daquele ano. Nas semanas seguintes, toda vez que eu a via na TV, eu ficava no canal vendo as partidas. No início eu achei o Tênis meio estranho, em termos de pontuação e regras: "Putz, não tô entendendo nada do que tá acontecendo". Aos poucos fui entendendo o esporte, as regras: primeiro saque, segundo saque; aprendi o que significam os termos e as jogadas que recebem os nomes que são usados e falados internacionalmente como forehand, backhand, topspin, slice, voleio, smash, as pontuações de 0, 15, 30, 40, vantagem, game, set e match, além de outras coisas.

Na retrospectiva 2004 do Sportv, eu vi uma ótima matéria sobre um tenista suiço que havia se tornado o número 1 do ranking naquele ano e havia dominado quase que completamente o Tênis masculino naquela temporada. Me surpreendi com as imagens das várias partidas e com as jogadas que o cara fazia. Eu me perguntei: "caraca meu, quem é esse cara?"


Roger Federer


Federer foi número 1 do mundo durante quatro anos e é considerado por muitos o melhor tenista de todos os tempos (sempre há a discussão se seria ele ou o Pete Sampras ou Rod Laver).

Aos poucos eu fui me familiarizando e me interessando também por esse esporte em si e comecei a ficar por dentro de todos os torneios, datas e partidas, admirando também o jogo de outros grandes tenistas, como Kim Clijsters, Rafael Nadal, Ana Ivanovic (uau!), Marat Safin, Justine Henin e vários outros.

Em 2008 eu comecei a praticar o Tênis, tendo aulas em um clube no bairro Pampulha. É um esporte muito bacana, mas é um pouco mais difícil do que eu imaginava. Os tenistas profissionais fazem o Tênis parecer um esporte fácil.

Existem 3 tipos de piso: quadra dura, quadra de saibro (que tem a aparência de terra batida) e o tipo de quadra no qual eu mais tenho vontade de jogar: quadra de grama (natural).

Eu estou achando ótimo praticar este que eu considero ser o mais belo esporte do mundo.




Sem comentários: