Em 1983, eu vi na TV um especial para crianças chamado "Plunct, Plact, Zoom". Uma aventura com alguns números musicais de grandes nomes da música, como Raul Seixas, Eduardo Dusek, Maria Bethânia, entre outros.
Os anos se passaram e eu nunca mais vi esse especial, nem na TV, nem em VHS (se é que foi lançado em VHS na época) nem em lugar nenhum. Eu me lembro que pedi aos meus pais para comprar o LP com as músicas (lembra daquele discão preto). Na época, ouvindo as músicas eu me lembrava daquele programa, e, como sabemos, recordar é viver.
Cerca de 1 ou 2 anos depois eu fui tendo outros interesses de adolescente, e eu não ouvi mais o disco. Quando eu tinha de 10 anos, eu não costumava refletir nas músicas em termos de letras e suas mensagens, eu só gostava mesmo dos embalos, seja lá qual fosse o ritmo.
Hoje, 26 anos depois de eu ver aquele especial, alguma coisa aconteceu em mim. Eu comecei a ficar interessado em reviver aquele programa. Eu pesquisei e encontrei em sites de vendas, pessoas que gravaram o programa na época, conservaram ao máximo que é possível em se tratando de uma gravação em VHS de anos atrás, e há algum tempo converteram para DVD.
Bem, eu ainda não comprei esse produto. Porém, a minha pesquisa também foi voltada para as músicas daquele programa. Eu acabei descobrindo porque alguma coisa me moveu, consciente ou inconscientemente, para eu fazer a pesquisa. Algo que ficou guardado em mim como uma semente do passado que foi regada por algum elemento atual. Uma das músicas do especial que eu resgatei é uma que foi cantada no final do programa, pela Maria Bethânia. Chama-se "Brincar de Viver".
Ouvir essa música hoje, sendo eu a pessoa que sou hoje, devo dizer que foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Além de ser uma belíssima canção, ela tem uma letra que tocou no fundo da minha alma, principalmente nessa atual fase da minha vida (que mencionei no primeiro post que fiz no meu blog). Estou postando a música aqui porque creio que provavelmente, de alguma forma, a música significa algo de positivo para todos nós.

Sem comentários:
Enviar um comentário