sexta-feira, 26 de julho de 2024

A cerimônia dos Jogos Olímpicos 2024 aconteceu?

Sim, e como muita gente sabe, foi a primeira na história a ser realizada fora de um estádio. E exatamente aí que está a questão: criatividade tem (ou deveria ter) limite.

Não adianta fazer todo aquele espetáculo pela cidade afora; sendo que as pessoas presentes em cada lugar irão ver apenas uma minúscula parte disso, diferentemente de quem vê pela TV. Em um estádio todo mundo vê tudo. Faltou pensar nas pessoas presentes nos locais, que fazem a diferença na economia daquele evento e fazem parte do espetáculo.

Eu gostei de terem intercalado algumas atrações com pequenos blocos dos desfile dos atletas - ao menos para eles deve ter sido ótimo passearem de barco pela cidade ao longo do Rio Sena.

Exibição de um ou outro conteúdo previamente feito e gravado costuma fazer parte do espetáculo, mas houve um grande excesso dessa vez. E dentre as atrações ao vivo, algumas não foram boas. Muita coisa foi espetacular, mas, por causa da forma, o conteúdo foi por água abaixo (às vezes quase literalmente). Em matéria de erros, a bandeira dos Jogos Olímpicos de cabeça para baixo fechou com chave de ouro.

Eu sempre acompanhei as aberturas do jogos, e a minha favorita continua sendo a de Atenas 2004, que pode ser vista neste vídeo.