sexta-feira, 26 de julho de 2024

A cerimônia dos Jogos Olímpicos 2024 aconteceu?

Sim, e como muita gente sabe, foi a primeira na história a ser realizada fora de um estádio. E exatamente aí que está a questão: criatividade tem (ou deveria ter) limite.

Não adianta fazer todo aquele espetáculo pela cidade afora; sendo que as pessoas presentes em cada lugar irão ver apenas uma minúscula parte disso, diferentemente de quem vê pela TV. Em um estádio todo mundo vê tudo. Faltou pensar nas pessoas presentes nos locais, que fazem a diferença na economia daquele evento e fazem parte do espetáculo.

Eu gostei de terem intercalado algumas atrações com pequenos blocos dos desfile dos atletas - ao menos para eles deve ter sido ótimo passearem de barco pela cidade ao longo do Rio Sena.

Exibição de um ou outro conteúdo previamente feito e gravado costuma fazer parte do espetáculo, mas houve um grande excesso dessa vez. E dentre as atrações ao vivo, algumas não foram boas. Muita coisa foi espetacular, mas, por causa da forma, o conteúdo foi por água abaixo (às vezes quase literalmente). Em matéria de erros, a bandeira dos Jogos Olímpicos de cabeça para baixo fechou com chave de ouro.

Eu sempre acompanhei as aberturas do jogos, e a minha favorita continua sendo a de Atenas 2004, que pode ser vista neste vídeo.







terça-feira, 16 de abril de 2024

segunda-feira, 4 de março de 2024

OS MELHORES DO CINEMA DE 2023

 

Se eu fosse um dos membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e se eu precisasse votar nas categorias do Oscar que vai acontecer no próximo domingo, as minhas escolhas seriam:

 

- Som: Zona de Interesse

- Figurinos: Pobres Criaturas

- Canção: "I'm Just Ken" - Barbie

- Maquiagem: Oppenheimer

- Direção de Arte: Pobres Criaturas

- Efeitos Visuais: Godzilla Minus One

- Montagem: Oppenheimer

- Trilha Sonora: Pobres Criaturas

- Fotografia: Assassinos da Lua das Flores

- Roteiro Adaptado: Barbie

- Roteiro Original: Anatomia de uma Queda

- Filme Internacional: Zona de Interesse

- Atriz Coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph - The Holdovers

- Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. - Oppenheimer

- Diretor: Jonathan Glazer – Zona de Interesse

- Atriz: Lily Gladstone - Assassinos da Lua das Flores

- Ator: Paul Giamatti - The Holdovers

- Filme: Zona de Interesse

 

Eu não estou mencionando cinco categorias (as três de curtas, animação e documentário) porque eu teria que ver todos para formar uma opinião, não apenas 1 ou 2 de cada, que são os filmes que eu quis ver.

Para melhor Som, se ainda houvesse o senso de adequação de até quatro anos atrás, que evitaria unirem as duas antigas categorias sonoras, eu votaria em Oppenheimer para mixagem de som, e votaria em Zona de Interesse para edição de som.

Esse ano não teve nenhum favorito meu que ficou fora das indicações em alguma categoria, como aconteceu ano retrasado.

2023 foi bom para o cinema, mas eu esperava mais. Eu destaco merecimento especial em: atriz (protagonista), diretor, montagem, direção de arte, som e fotografia.

Vamos ver se algum vai ganhar.