sexta-feira, 10 de março de 2023

Filmes de 2022

2021 foi um bom ano para o cinema, mesmo ainda havendo um processo de retomada de lançamentos e produções. 2022 era para ter sido pelo menos um pouco melhor que 2021, mas não foi. Ao menos para mim, 2022 não foi apenas inferior a 2021, mas 2022 foi também um ano fraco.


Por isso não tive inspiração para fazer a anual lista com os meus favoritos em cada quesito. Para mim não houve nem os filmes “fora da caixa” em relação ao Oscar, quando as minhas preferências não são nem indicadas nas respectivas categorias daquela premiação que está vindo aí. Eu fiz ano passado para atriz principal, direção de arte, canção e filme como um todo (para atriz de 2021, na verdade foram duas atrizes que deviam ter sido indicadas: Renate Reinsve e Emilia Jones - essa última que também é vocalista das canções do filme CODA).


Dentre os filmes de 2022, eu poderia até mencionar os seguintes aspectos dos seguintes filmes, sem necessariamente eleger um melhor:

- a fotografia do filme Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades

- o som em Top Gun: Maverick

- a atriz Michelle Yeoh e a montagem de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

- Ana de Armas em Blonde (embora ela esteja melhor na rápida participação no filme do 007; filme que eu não gostei)

- a fotografia e o som na refilmagem de All Quiet on the Western Front

Mas mencionando qualquer um desses aspectos nos tópicos acima, pode fiicar parecendo que estou recomendando os filmes. Posso até recomendar Top Gun: Maverick, mas o filme tem tantos problemas quanto qualidades.


Para recomendar mesmo, eu menciono dois filmes: Os Banshees de Inisherin e Triângulo da Tristeza. Mas esses dois, de certa forma, também são meio complicados de recomendar.


Espero que a safra de 2023 tenha filmes (bem) melhores, da qual a minha principal expectativa é Killers of the Flower Mooncujas filmagens e lançamento haviam sido adiados algumas vezes desde 2020. E espero que o filme seja pelo menos quase tão bom quanto o livro.