sábado, 24 de novembro de 2018

Stanley Kubrick

Houve uma época, antes da internet, em que muito pouco se sabia sobre Stanley Kubrick e sua biografia. Eu já havia visto alguns de seus filmes quando surgiu a internet, onde, inicialmente, 80% das minhas pesquisas eram sobre ele. Em 1999 ou 2000 eu havia criado um grande site sobre Stanley Kubrick, usando o Dreamweaver. O site tinha um grande número de informações sobre sua filmografia, biografia, curiosidade sobre os seus filmes, bastidores, um grande número de fotos, de áudios, de vídeos, etc - tudo muito bem organizado por páginas. Um site, modéstia à parte, bem legal. Mas eu havia criado o site no tal do geocities, do yahoo. Ou seja, como alguns podem concluir, algum tempo depois o meu site - assim como milhares de outros sites - simplesmente desapareceu (incrível isso). Mas eu posso fazer todo o site outra vez, se for o caso.

Voltando ao Stanley Kubrick, nenhum outro diretor de cinema causou tanto impacto e fez filmes de gêneros tão variados quanto ele - isso dentre os filmes dos quais conseguimos encontrar um gênero para classificá-los. Alguns desses filmes, quando se vê, você pensa "Acho que nunca vi nada parecido", o que é ainda mais significativo quando se leva em conta as épocas em que foram feitos.

Quase sempre tratando de temas complexos, densos e polêmicos, ainda que seus filmes sejam tão diferentes entre si, cada um deles é tão autoral quanto uma digital. O que sempre me chamou mais atenção é a forma como esse artista levava a sua arte para a tela. Mais do que o que era filmado, é a forma como foi filmado. Além de escrever e produzir, Stanley Kubrick dirigia de uma maneira tão singular que a impressão é que ele estava tentando inventar um novo tipo de arte.

 
Stanley Kubrick from La Chula Productions on Vimeo.