quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Any News, Good News

Exatamente isso. Geralmente a frase que é conhecida é: 'No news, good news', mas isso não se aplicaria à seleção brasileira. Depois da Copa de 2010 eu andava bem desanimado com a seleção - faz dois anos e meio que eu não vejo os jogos. Com a volta de Luiz Felipe Scolari como técnico, e também de Carlos Alberto Parreira, eu já fico bem mais otimista (ou otimista) em relação à Copa de 2014. Fico mais animado, apesar da presença daquele que chamam de o principal jogador da seleção. De qualquer forma, pelo menos os jogos eu voltarei a acompanhar.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Autoespectador

De vez em quando eu assisto os meus próprios videos, que eu publico no meu outro blog que inicialmente eu fiz como uma espécie de "portifólio interativo".

Como, por exemplo, o primeiro video que eu fiz, que pode ser acessado no link abaixo. É o primeiro post do outro blog. Caso queira ver os videos na ordem em que eu fiz é só ir clicando em 'postagem mais recente'.

http://edicaoaudiovisual.blogspot.com.br/2011/03/meu-primeiro-video.html




sábado, 20 de outubro de 2012

avenida BRASIL

Mais uma novela acabou, e, desta vez, valeu a pena acompanhar. O primeiro capítulo foi excelente, os capítulos que se seguiram e cada congelada de imagem geraram suspense. O autor realmente evoluiu muito nas duas últimas novelas que escreveu.
Porém, faço algumas ressalvas. Achei que vingança de Nina ficou arrastada demais, e ela ficou tempo demais na principal casa do Divino, disfarçada de doméstica. Não achei que esta fase duraria tanto tempo, onde os personagens de alguma forma se relacionavam com os outros personagens do núcleo secundário. Poucas vezes eu vi tantos personagens que marcaram tanto em uma só novela.
Acabamos de ver o último capítulo, que eu achei que teve qualidade abaixo da novela como um todo. Mais uma vez o famoso e batido "quem matou?", moda que realmente pegou, e muito, depois de Vale Tudo, que também havia lançado a moda do casal mal caráter (Fátima e César) - aliás, a mudança de personalidade da Carminha foi meio difícil de acreditar.
Nas últimas semanas, algumas coisas foram claramente inspiradas em Vale Tudo - ou até copiadas mesmo. Realmente valeu a pena acompanhar Avenida Brasil, que no geral foi uma novela que teve sua própria personalidade, além da ótima qualidade. Por outro lado, já faz uns dois ou três meses que eu tenho a opinião que, apesar da qualidade, não é uma novela que eu vá querer ver de novo um dia.

Tendo acabado de terminar, fica agora a minha falta de perspectiva de quando eu irei acompanhar outra novamente. Tão cedo não vai ser, porque, depois desta próxima novela das nove que vai começar agora, a outra das nove será do Manoel Carlos. Então pelo jeito eu só verei novela de novo em 2014, e olhe lá.

Ultimamente estão investindo em refilmagens, o que não me agrada. Ok, se não tivessem feito a refilmagem de Selva de Pedra eu não teria conhecido aquela ótima novela. Mas aquela foi uma absoluta exceção.

Voltando à Avenida Brasil, em relação aos últimos capítulos, eu não gosto desse tipo de "mistério" em que você sabe que quem cometeu o crime foi um dos personagens de um pequeno grupo de pessoas, como aconteceu naquela Passione.
Eu prefiro aquele tipo que não foca em poucas pessoas, e que, quando você descobre quem foi, é algo verdadeiramente surpreendente. Como foi o caso de (novamente) Vale Tudo. Cito aquela novela porque em 1988/89 esse tipo de mistério, a revelação e a repercussão foram total novidades na época, como vale a pena recordar no video do link na imagem abaixo. (vejam quem estava completando 31 aninhos naquela época).






sábado, 8 de setembro de 2012

Quase Sem Palavras

Eu vi no cinema, e recomendo ver ou rever em DVD.



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Review

Eu estive viajando recentemente, conhecendo algumas cidades do litoral nordestino. Por isso eu não acompanhei também a última semana dos Jogos Olímpicos. O que eu não vi eu consegui ver no YT. E só consegui porque o canal da própria Federação Olímpica postou alguns videos no YT, fora isso você quase não encontra nada - com essa marcação forte que andam fazendo com direitos autorais e tudo mais.
No canal Olympic eu consegui encontrar o que eu não vi na última semana e o que eu tinha visto também. Estes são os vídeos de alguns dos esportes que eu vi e que aconteceram durante todo o evento.

Eles vetam a exibição de alguns vídeos em blogs, aí é só clicar no link para ver diretamente no Youtube.

Este primeiro mostra duas provas do remo, e ambas são finais.
















Lá tem as partidas de tênis e as provas de natação na integra. Algumas partidas duram quase 5 horas.














domingo, 29 de julho de 2012

Jogo Olímpicos - Primeiro Dia

Sábado eu acompanhei a Natação, o Tênis, resolvi acompanhar a Esgrima pela primeira vez no feminino - nunca tinha visto em nenhum gênero - e o Tiro com Arco já com a definição da medalha de ouro na modalidade em equipes (resta ainda a modalidade individual tanto no masculino quanto no feminino).
Na modalidade por equipes cada uma é formada por 3 arqueiros. A prova é dividida em algumas partes. Em cada parte cada equipe pode fazer seis disparos, dois disparos para cada um. O alvo tem duas áreas amarelas. A área amarela menor vale 10 pontos, a maior vale 9 pontos. No nível profissional, fora das áreas amarelas o disparo é considerado ruim. Se o arqueiro faz o disparo pegando a linha, vale a pontuação maior.






sexta-feira, 27 de julho de 2012

Five Circles

Chegou o momento de mais uma edição dos Jogos Olímpicos, em Londres (a abertura começa daqui a poucos minutos, no Sportv - a Globo não exibirá por questões de direitos). A única coisa que se sabe por enquanto é que alguns astros britânicos da música e do cinema estarão presentes, e que a cerimônia foi criada pelo diretor e roteirista Danny Boyle, que promete um evento cinematográfico. Por outro lado, ele próprio disse que seria difícil superar a grandiosidade da última cerimônia, de Pequim 2008, mas que o estilo dele não é a suntuosidade.
Ou seja, pelo jeito também não será desta vez que uma cerimônia irá superar a espetacular cerimônia de abertura de Atenas 2004.
Os eventos que eu irei acompanhar são, basicamente: atletismo, tênis, natação, tiro com arco, vôlei de praia (ou de areia no caso de lugares como Londres), remo e os saltos ornamentais.
(E a próxima edição daqui a quatro anos? Como será?)





terça-feira, 17 de julho de 2012

Será que é desta vez?

Já faz um bom tempo que o Oliver Stone está devendo um bom filme.






quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vangelis (2)

Do filme 1492 - A Conquista do Paraíso.





Vangelis (3)


Recordando esta música, que poderia ter sido o Vangelis (1).



sábado, 2 de junho de 2012

Novamente uma arte levou a outra arte

Na minha paixão por cinema, eu sempre pesquisei sobre as diferentes etapas de produção e todos os artistas e técnicos por trás de todo o processo.

Cerca de um mês atrás eu revi o filme Reds (1981), por acaso, quando eu vi que estava no início, no Telecine CultEm seguida pesquisei sobre Vittorio Storaro que fez a fotografia do filme, e que é conhecido como "o mago da luz". Ele próprio havia dito que para fazer a fotografia nos filmes, ele se inspira no pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio desde quando ele viu numa galeria em Roma um quadro chamado "A Vocação de São Mateus", e que sua carreira como diretor de fotografia se divide em antes e depois de ter visto aquela pintura. A inspiração realmente pode ser constatada em filmes como Reds, O Último Imperador, e principalmente em Apocalypse Now.

Por coincidência, naquela mesma semana, eu soube que estava para chegar no Brasil, a partir do dia 22 de Maio em Belo Horizonte, uma exposição com 6 obras de Caravaggio e mais 14 outras obras feitas, não por ele, mas por seus seguidores, que pertencem a um colecionador particular. Ontem eu visitei a exposição na Casa Fiat de Cultura. A obra que inspirou Vittorio Storaro não faz parte do acervo (eu fui sem saber se faria parte ou não). Mas, sendo obras originais do pintor, dá pra perceber bem o seu estilo nas outras seis pinturas expostas na galeria.

Eu particularmente só recomendo a exposição para aquelas pessoas que gostam muito, mas muito mesmo da arte da pintura, e que amam as obras de Caravaggio.


A Vocação de São Mateus





domingo, 15 de abril de 2012

Estúdio i

Estúdio i é um programa jornalístico de entrevistas, debates e comentários com informalidade e muita informação apresentado de segunda a sexta às 14h na Globo News. Tem a apresentação da jornalista Maria Beltrão - (quando não é raramente substituída por outro apresentador) - e conta ainda com a participação de diversos colunistas diários, ao vivo no estúdio, além de participações especiais eventuais. É também apresentado pela Rede Globo na antena parabólica.
programa conta com repórteres, ao vivo, diariamente de todos os cantos do Brasil e do mundo, trazendo as principais manchetes do dia no mundo. A atração tem como principais características a informalidade e a inteligência, as quais dão o significado do nome do programa. A novidade será que sempre ao término do programa, Maria Beltrão e convidados fazem um chat sobre o programa que acabou de terminar. Eventualmente, o Estúdio i recebe convidados especiais como atores, escritores, jornalistas, diretores etc, que comentam com a apresentadora seus trabalhos e, também, dão sua opinião sobre os principais acontecimentos do dia mostrados no programa. Cantores e bandas também marcam presença na atração, divulgando suas músicas novas e antigas e novos trabalhos.

Wikipedia






segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Nova Novela das 8

Ou das Nove. Enfim, esse é o único horário que eu venho tendo interesse em acompanhar novela há muitos anos (a última novela de outro horário que eu vi foi uma das seis, Força de um Desejo. E, das sete, há mais tempo ainda, A Viagem, em 1994).

Mas apesar de eu estar sempre antenado no assunto, eu vejo novela muito menos do que parece. Depois de eu ter deixado de lado Insensato Coração no máximo na metade (e não gostei de nada do que eu tinha visto dela) e de eu não ter visto nem 1 minuto sequer de nenhum capítulo da tal de Fina Estampa - e eu sei que fiz muito bem -, novamente estou acompanhando outra. Eu estava com certa expectativa em relação à Avenida Brasil, porque é do mesmo autor de A Favorita, uma das melhores novelas da história.

Avenida Brasil está ótima. Eu só não gosto muito do núcleo secundário, o tal do Cadinho e suas três esposas. Meio chato. Mas parece que até mesmo isso está começando a ficar um pouco melhor.

Mas, no geral, até aqui cada capitulo vem sendo um show à parte.