domingo, 19 de dezembro de 2010

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Vida é Um Sopro

Incluindo a dele. Oscar Niemeyer completa 103 anos.

O arquiteto brasileiro segue em plena atividade e a comemoração do seu aniversário será marcada pela inauguração da fundação Oscar Niemeyer, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. No espaço, funcionarão um setor administrativo, o Centro de Pesquisa e Documentação, com as obras do arquiteto, e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
Com mais de um século de vida, Oscar Niemeyer segue em plena atividade e o seu mais recente projeto é o Museu Pelé, que está orçado em R$ 20 milhões e segue em contrução em Santos, São Paulo. A previsão é que as obras terminem em 2012. A inspiração foi o pulo das comemorações de gol do rei do futebol.


Uma dica para esta data é assistir o documentário "A Vida é Um Sopro", que foi produzido em 2007, quando ele estava prestes a completar 100 anos.
Das citações que são feitas, com algumas eu concordo, com outras não e outras eu concordo em parte. Vale a pena ver.
Algumas imagens do documentário foram feitas em 1998, embora tenha sido lançado somente em 2007.
Hoje eu pesquisei para ver se tinha esse documentário no Youtube, e lá está.




(Difícil encontrar uma fonte de vídeo estável)


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

500 Milhões + 1 (talvez)

Rede social. Na prática, eu nem sei o que é isso. O máximo que faço é escrever neste blog (posso ficar um bom tempo sumido, mas largar eu não largo) e o Orkut - por este último parece que perdi o interesse. E é só.

Quando eu ouvi falar neste A Rede Social - textos na internet, revistas e trailer, eu não estava botando a menor fé nele. Nenhum meio de comunicação ou publicidade fez despertar nenhum pouco do meu interesse. Nada. Simplesmente não me animava de ver.

Pois é, dito isso, o que será que me fez ir ao cinema, assistir esse filme e ainda recomendá-lo? Vai sabe...






sexta-feira, 22 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

É muito chato...

...querer se manifestar, mas não fazê-lo porque não está preparado e saber que não é o momento. Ainda não.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Gang 90 e As Absurdettes

Lembrei desta música hoje por acaso, através da seção de vídeos "Recomendado para Você". Preferi postar apenas a música. É da novela Louco Amor (faz tempo...).



sábado, 18 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Suas palavras me dão força e inspiração.

Atualmente eu estou passando por processos de pequenas transições que estão acontecendo ao mesmo tempo. Essas transições podem ser chamadas de arrumação ou faxina mesmo - jogando fora o que não me serve mais, tirando o pó, reorganizando o que fica e trazendo coisas novas.

Na minha área profissional, por exemplo, posso dizer que sou como um piloto, que ainda quer ser piloto, mas que está se especializando em voar num avião diferente e fazer vôos numa outra direção e com escalas diferentes.

Em qualquer área da vida, às vezes pegamos a estrada errada. Tudo bem. O negócio é retornar até o último desvio e pegar estrada certa. Ou então entrar numa terceira via perpendicular até chegar na estrada certa. Fico pensando se o desvio aconteceu para a chegada acontecer no tempo certo. Talvez. O que eu sei é que o tempo está bom, a visão é boa e eu enxergo bem melhor. Eu sei exatamente para onde ir. Às vezes não sei como chegar lá, mas sei para onde quero ir, e isso é o suficiente. Porque eu sei o que eu quero. E eu não quero apenas sentir. Quero escolher e saber o que fazer com as minhas escolhas. Eu quero sentir, quero dizer e quero escolher. Eu quero ser. Sim, eu quero. Sim.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

sábado, 21 de agosto de 2010

Um Dia Especial


21 de Agosto (diferença de apenas seis dias para mim).

Embora a distância não separe dois corações

eu queria estar onde você estiver, especialmente no seu aniversário,

Para partilhar este dia com você,

conversar tranquilamente, ouvir você,

ver você sorrindo alegremente.

Mas como não é possível estar com você nesta ocasião,

vou comemorar o seu dia com você... mas bem aqui,

no meu coração. Parabéns!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pulsação Forte e Saudável

Que eu sinto no meu coração e no meu corpo inteiro.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

Dica de Passeio

Para quem mora em BH, o Aquário da Fundação Zoo-botânica.







sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Melhor Cena do Filme Bullitt

A cena / sequência começa com o policial (interpretado por Steve McQueen) percebendo a presença de um carro de dois criminosos que começam a seguir ele. A primeira parte da cena parece um perfeito e bem realizado exame de direção para tirar carteira de motorista (na época não era obrigado usar cinto). A segunda parte...






terça-feira, 10 de agosto de 2010

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Só pela Internet

Atualmente era para eu não estar vendo nenhuma novela. E realmente não estou, mas na TV. Mas com a disponibilidade de algumas delas na internet, me levou a começar a recordar outra. A que eu estou vendo agora é O Dono do Mundo (1991).




Esta é a abertura com a música Querida, de Tom Jobim. No Youtube está sendo exibida uma abertura diferente - quando a novela passou em Portugal - e a mesma música. Esta é a versão original.




(imagens em preto e branco: O Grande Ditador, de Charles Chaplin)




domingo, 18 de julho de 2010

Uma ótima ideia.

"A Vida em um Dia" é uma experiência global histórica para criar o primeiro longa-metragem do mundo gerado por usuários: um documentário, filmado em um único dia, por você. Em 24 de julho, você terá 24 horas para documentar um trecho da sua vida com uma câmera. As filmagens mais interessantes e originais serão editadas em um documentário experimental, produzido por Ridley Scott e dirigido por Kevin Macdonald.

Na página do projeto no Youtube tem mais informações nos links sobre Dia da Filmagem e Diretrizes.



sábado, 10 de julho de 2010

Privilege of Youth (?)

Hoje foi uma das poucas vezes em que eu bebi cerveja.
Me lembrei de algumas noitadas da minha vida.
Me lembrei das idas em um bar estilo country que fica bem perto da nossa fazenda na Serra do Cipó, e também em rios e caichoeiras, com minha família, nossos amigos, primos e amigos dos primos.
Das idas aos botecos depois das aulas no antigo Roma da Avenida Contorno, há exatamente 20 anos atrás - foi quando, aliás, eu dei também meu primeiro "tapa" (calma, estou falando de cigarro. Ainda bem que em 96 eu parei de fumar tão determinado, que eu atirei um maço pela janela do 12º andar do outro prédio em que eu morei, com exatamente 19 cigarros dentro que eu tinha acabado de comprar).
Me lembrei de alguns caras conhecidos meus, vizinhos, quando eu morava em uma casa num outro bairro distante.
Me lembrei de futebol e do que é ver o Brasil numa final de Copa do Mundo, me lembrei de sinuca, de boliche e acabei me lembrando também de um filme que há tempos eu não via, que eu gosto, porém não tanto quanto antes. É um filme que tem uma única cena que justifica o seu nome: Fandango.
No Youtube tem o filme inteiro em 9 partes. Esta é a primeira parte:



(Atualização: explicando para quem enviou dúvida por email, e para alguém mais que queira saber, para continuar vendo, a segunda parte por exemplo, é só digitar no Youtube o nome do filme 2/9. Igual o segundo video abaixo)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Comparações em Casamentos

Diferenças associadas por número.

Como convidado:

1 - Chegar pontualmente.

2 - Ver toda a beleza do acontecimento a olho nú.

3 - Ver os noivos no altar quase sempre de costas.

4 - Ficar solto na festa.

5 - Curtir a festa em sua plenitude.

6 - Acompanhar a disputa do Bouquet, vendo de um lugar seguro.

7 - Sair de lá de carro no banco do passageiro.


A trabalho:

1 - Chegar 1 hora antes, ou dependendo 2 horas.

2 - Ver tudo através da iris de uma câmera.

3 - Ver os noivos no altar quase sempre de frente.

4 - Na festa, ficar sempre atento a todas as etapas: fotos, cortar o bolo, champanhe, valsa e acompanhar os noivos quase o tempo todo.

5 - Algumas pessoas não entenderem porque você não participa da festa, perceber olhares, ver as pessoas dançarem, e uma garota cantar uma música chamada Tudo é Festa e olhar diretamente para você enquanto, fazendo gestos com as mãos, canta o trecho:

...Vem dançar, vem curtir, tá tudo numa boa
É pra mim, pra você, é pra qualquer pessoa
Se tem clima de festa então chega pra cá
Solte o corpo, agita e vem balançar...


... e não poder fazer nada porque você está trabalhando. (putz!)

6 - Ficar junto ao palco quando a noiva joga o bouquet - e uma vez caiu bem em cima da minha cabeça.

7 - Sair de lá dirigindo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O filme Psicose completa 50 anos

Para mim, o melhor de Alfred Hitchcock.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

sábado, 22 de maio de 2010

Já passou, mas não é tarde.

Eu não chego a ser um noveleiro por assim dizer. Nem é todo ano que eu vejo novela. De um tempo pra cá, por exemplo, eu não estava acompanhando Viver a Vida. Só agora é que por curiosidade eu vi os últimos capítulos pela internet. Eu já havia comentado que é novidade eu gostar de uma novela de Manoel Carlos. É uma questão do meu gosto pessoal em relação ao estilo dele.

Eu prefiro muito mais as comédias e tramas policiais de Silvio de Abreu - que geralmente leva alguns capítulos para começar (com exceção de A Próxima Vítima), ou o estilo complexo, dinâmico e excêntrico de Gilberto Braga, que é talvez o único autor que me anima de ver novela desde o primeiro capítulo - geralmente demora algumas semanas para eu começar a acompanhar.

Viver a Vida não chegou a ser Top, mas teve alguns momentos marcantes que eu por acaso vi. Um deles, e que eu mais gostei, foi este que passou mais no início da estória, numa fase bem diferente dos personagens. Nesta cena ótima eles falam de uma outra cena em que Luciana entrou no quarto do Jorge achando que era ele quem estava lá. A química entre os dois atores foi realmente ótima.

terça-feira, 27 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Adoro essa estética que muda de acordo com o ângulo e a distância.

Clima frio. Acima está tudo cinza e fechado.
Você começa a subir e subir até ficar tudo branco em volta e não se vê nada do lado de fora.
Começam a aparecer os primeiros brilhos dos raios amarelos. E depois de passar pelo denso branco, no outro nível, acima fica tudo azul. Tudo fica iluminado pelos raios amarelos que aquecem você.
Abaixo, as gigantescas e intermináveis "montanhas" que parecem modeladas de algodão, uma do lado da outra.
Depois as "montanhas de algodão" vão ficando para trás e surgem diferentes cores e linhas que vão mudando com o passar dos minutos.
E você percebe que o nosso mundo lá (e aqui) embaixo é mesmo um cenário espetacular.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sorrento

Acessando o Youtube, de cara eu encontrei este vídeo sobre a cidade de Sorrento (nunca tinha ouvido falar). É um vídeofoto que mostra algumas imagens ao som de uma bela música. Deu vontade de rever Candelabro Italiano, embora sejam outras cidades diferentes.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Conexão Londres-Londres.

Escalas inusitadas, meios de transporte idem.

Um pequeno trecho de uma viagem emocionante.

A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956).

domingo, 28 de março de 2010

A arte imita a vida.

Eu não estava aqui em casa ontem à noite para ver o Big Brother. Na verdade eu não estive em casa antes das 5 da manhã.
Acessando o Youtube sem procurar algo específico, de cara eu vi em "primeira página" o video da eliminação de ontem. Tive a grata surpresa de ver que tocaram a música do filme Os Imperdoáveis para comparar e simbolizar aquele momento. Ela, a trilha, que nunca é demais ouvir, e ouvir de novo.

sábado, 27 de março de 2010

Até em foto faz bem.

Eu já vinha querendo ver À Deriva, e agora eu aluguei o DVD. Sinceramente eu esperava um pouco mais do filme, mas eu amei sua beleza estética (natural e humana) - independente do lindo trabalho de fotografia, além da trilha que também é ótima.
Procurando fotos de algumas das paisagens que eu vi no filme, em Arraial do Cabo, achei um slide com 6 fotos maravilhosas, num site através deste link:

http://oglobo.globo.com/participe/fotogaleria/2009/9536/

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ir às Festas de 15 Anos

Mesmo que seja a trabalho, também é muito bom. (Ótimo. Irado.)

domingo, 21 de março de 2010

Sim, 50 Anos

Porque Ayrton Senna é eterno.

terça-feira, 16 de março de 2010

Entre o Belo e Inteligente e o Belo e Sensível.

Quando eu ouvi dizer que ia começar uma novela chamada Viver a Vida, eu achei que poderia ser interessante. Comecei a acompanhar vendo todos os dias.
De algumas semanas pra cá, ela anda meio esquecida por algumas razões. Uma delas é a possibilidade de eu estar revendo a novela Vale Tudo, pela internet. Dois ou três capítulos por dia - ou noite, pra ser mais exato.
Mas eu ainda assisto Viver a Vida de vez em quando e, ontem à noite, quando eu cheguei em casa, um dos aparelhos de TV estava ligado passando a novela. De cara já fui logo ouvindo a música que eu considero a mais bonita da novela. Resolvi pesquisar o nome da música. Descobri que ela não está na trilha nacional e nem na trilha internacional. A música está em um dos outros CDs extras que foram lançados. Acabei encontrando este vídeo de uma cena onde a música tocou pela primeira vez. Acredito que a cena seja um resumo da novela com sua mensagem: viver intensamente, com sensibilidade, leveza e alegria, mesmo diante das dificuldades.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Confirmações e Surpresas

Há vários anos, na TV aberta, os shows do Oscar são exibidos ou na Globo ou no SBT, dependendo do ano. Ou seja, em cada ano eu assisto ou no SBT ou no canal de TV à cabo TNT. Sim, porque eu gosto de ver na íntegra.

Sobre as premiações, o prêmio para Christoph Waltz, pelo filme Bastardos Inglórios, era a maior barbada deste ano, daquelas que não tinha a menor chance de uma surpresa.

Outra premiação quase tão barbada quanto essa foi o de animação para UP-Altas Aventuras, que também venceu como Trilha Sonora.

Direção de Arte foi para Avatar. Eu acho que o critério que eles tiveram para decidir essa categoria este ano, foi o seguinte: levando em conta os quesitos criatividade e qualidade, escolheram os dois mais criativos e, dentre esses, escolheram o melhor. É essa a impressão que eu tenho. O prêmio de Efeitos Especiais para esse filme já era esperado, mas Melhor Fotografia bem que podia ter ido para A Fita Branca ou Bastardos Inglórios.

O prêmio de Melhor Canção foi para a música "The Weary Kind", do filme Coração Louco (uma boa música, mas eu também gosto de "Take It All", do filme Nine). Pelo mesmo filme Jeff Bridges venceu como Ator, que foi uma das melhores premiações deste ano.

Na categoria Montagem (que é Edição, e não uma espécie de efeitos especiais), só faltava terem premiado Avatar. Ainda bem que não premiaram. O vencedor foi Guerra ao Terror. Esse foi um dos seis prêmios que o filme ganhou. Além de Montagem, ganhou também como melhor Mixagem de Som, Edição de Som, Roteiro Original, venceu também como Melhor Diretor. Ou melhor, Diretora, Kathryn Bigelow (de 58 anos). Outras mulheres já haviam sido indicadas como diretoras antes, mas ela é a primeira mulher a vencer nessa categoria. Eu já vinha querendo ver esse filme, porque ela dirigiu o meu filme de aventura favorito. Agora então nem se fala. Guerra ao Terror também venceu como Melhor Filme.

Veja a lista completa dos premiados.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval de Emoções

Meu bem você me dá água na boca
Vestindo "fantasias", tirando a roupa
Molhada de suor, de tanto a gente se beijar
De tanto imaginar loucuras


Rita Lee e Roberto de Carvalho.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dança com Lobos na Disneylandia

Hoje finalmente eu vi o filme Avatar. E fiz questão de assistir em 3D.
Quem acha que já viu tudo em matéria de 3D deveria ver este filme. Algumas vezes a impressão é que os elementos da cena irão realmente tocar em você ou você tocar neles, além do contraste e profundidade de campo. O filme é tecnologicamente impressionante. A direção do James Cameron também.
Porém, em termos de roteiro, eu não gostei. Achei que é uma estória cheia de clichês e mal contada. Aliás, com uma ou outra exceção, esse é o calcanhar-de-aquiles do Cameron.
De todos os quesitos de um filme, o roteiro por si só é 50% ou até mais. E é difícil eu gostar de um filme se a estória não for boa, ou pelo menos criativa.
De certa forma faz sentido a definição que eu ouvi na TV para o filme e que dá título a este post (nada contra Dança com Lobos, na verdade era o meu filme favorito antes de eu ver Forrest Gump - de lá pra cá eu conheci vários filmes que eu também acho melhores que Dança com Lobos, filmes atuais e principalmente filmes antigos, mas isso é outra estória).
Mas voltando ao Avatar, se for em 3D, até que vale a pena ver.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

And the Oscar can go to...

Anne Hathaway e Tom Sherak anunciam os indicados ao Oscar.



A lista completa de todas as categorias.

domingo, 24 de janeiro de 2010

He said it all.

Adoro a canção do filme Don Juan de Marco.

Gostei também do vídeo de um show do Bryan Adams.

Se o Youtube não permite incorporação do vídeo, o jeito é colocar o link mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=zeEFHJFUbEg

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ir a casamentos.

Mesmo que seja a trabalho, também é muito bom.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

Viver e esquecer da vida.

É ter que se despedir de alguém por lembrar de um compromisso às 10 da manhã. E se não dormir pelo menos 5 horas...


Besame Upload Music